creditos: lucasfilms

Sheev Palpatine também conhecido como Darth Sidious está de volta como o principal vilão de Star Wars, isso nos foi revelado no final do primeiro trailer  Star Wars: The Rise of Skywalker. E o motivo de Palpatine ainda estar vivo pode ser o Darth Plagueis.

Star Wars: The Rise of Skywalker é o capítulo final da saga Skywalker, por isso faz sentido trazer de volta o maior inimigo da família Skywalker para uma última batalha.

O problema é que a última aparição cronológica de Palpatine foi quando ele caiu no eixo do reator da segunda estrela da morte. No entanto em Star Wars: A Vingança dos Sith, ele diz ter aprendido o domínio da vida e da morte de Darth Plagueis antes de matá-lo.

A história de Darth plagueis é contada para Anakin por Palpatine, mas nós sabemos que ele não é confiável. E essa história gera algumas perguntas, por exemplo: Se Darth Plagueis tinha o domínio da vida e da morte, não seria mais coerente se ele vivesse? e se isso tiver acontecido? e se ele sobreviveu e se tomou a identidade do seu aprendiz se tornando o Palpatine?

Isso poderia explicar o porque Palpatine está de volta e a sua obsessão pela família Skywalker.

Quem é Darth Plagueis?

Darth Plagueis fazia parte do grande universo expandido, antes de se tornar “lendas” depois que a Disney comprou os direitos e apagou quase toda a história.

Plagueis era muito frequente nos livros e quadrinhos antigos, sendo sempre reverenciado como o lorde das trevas dos siths.

Apesar de ser citado algumas vezes no novo canon, Plagueis tem recebido menos destaque. Se levarmos em conta a teoria e acreditar que Palpatine na verdade é Plagueis ressuscitado, faz sentido manter o personagem um pouco distante, para dar um grande reviravolta no próximo filme.

Infelizmente tudo que se sabe sobre Plagueis veio de Palpatine, ou seja não existe informação confiável sobre o personagem.

“Você já ouviu a tragédia de Darth Plagueis, o Sábio? … Eu sabia que não. Não é uma história que os Jedi contariam para você. É uma lenda dos Sith. Darth Plagueis era um Lord das Trevas dos Sith, muito poderoso e sábio. Ele conseguia usar a Força para influenciar os midichlorians a criar vida … Ele tinha tanto conhecimento do lado negro que ele poderia até mesmo impedir que aqueles com quem ele se importasse morressem. O lado negro da Força é um caminho para muitas habilidades; Ele tornou-se tão poderoso … A única coisa que ele temia era perder o seu poder, o que acabou, acontecendo.  Infelizmente, ele ensinou ao aprendiz tudo o que sabia, então o aprendiz o matou. É irônico que ele possa salvar os outros da morte, mas não a si mesmo. “

Segundo as palavras de Palpatine, Darth Sidious foi o aprendiz de Plagueis, ele aprendeu como controlar a morte e a vida e em seguida matou seu mestre.

As outras únicas referências que temos está no livro Taken e basicamente reafirma tudo que já se sabe, mas também descobrimos que Palpatine herdou a nave de Plagueis.

A teoria Darth Plagueis está vivo

Um dos poderes de um lorde sith é a transferência de essência, esse poder permite a um Sith transferir a sua alma para outro corpo. Os siths são egoístas e pensam apenas no seu próprio poder; Por isso seria possível que Plagueis, tenha treinado Palpatine apenas para possuir seu corpo depois.

Após este feito sua vida se tornou uma eterna busca por jovens com grande conexão com a força apenas para aumentar seu poder.

Por isso ele se interessou tanto em Anakin. Mas graças a Obiwan seus planos foram frustrados, o corpo de Anakin foi queimado se tornando inútil para Palpatine.

Também foi por esse motivo que ele tentou convencer Luke a se unir a ele; O corpo de Palpatine já estava além do envelhecimento, e ele precisava de um novo.

Anakin e Luke pensaram ter derrotado Palpatine. Mas agora sabemos que ele está vivo, e pode está em busca do último Skywalker para consumir o seu corpo.