No último ano ouve uma grande polêmica entre os cinéfilos de plantão, em especial, os organizadores do Oscar. Filmes de heróis: devem ou não serem considerados para a premiação?

A cerimônia, que visa presentear anualmente os profissionais da indústria cinematográfica, sempre buscou dar voz e valor para as obras de caráter mais artístico e que não tem tanto apelo popular, ao invés dos Blockbusters (filmes com apelo mais comercial, grandes orçamentos e massiva divulgação), que se alavancam mais facilmente. Mas não se pode negar que é um mercado em grande expansão, que cativa cada vez mais pessoas. Pensando nisso, entrou em pauta no Oscar a criação de uma nova categoria chamada de Melhor Filme Popular. O objetivo é integrar os filmes Blockbusters a premiação, sem tirar a atenção dos demais concorrentes da sétima arte.

Muitos detestaram, outros amaram. E enquanto isso ainda não é totalmente definido, a surpresa veio com a nomeação de Pantera Negra concorrendo em 7 categorias, incluindo Melhor Filme. Alguns atores do elenco compartilharam em suas redes sociais depoimentos de celebração.

Entre eles,  Letitia Wright  (intérprete de Shuri), que publicou uma foto do elenco, com a legenda: “História foi feita novamente nesta manhã. Sete indicações ao Oscar incluindo Melhor Filme! Deus é realmente incrível. Obrigada a todos pelo amor e apoio. Honestamente, fizemos esse filme com amor e queríamos inspirar o mundo com ele. Obrigada, Academia!”

Outros atores do filme e do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), como Lupita Nyong’o, (intérprete de Nakia), Chris Evans (Capitão América), Mark Ruffalo (Hulk), e os diretores de Guerra Infinita, Joe e Anthony Russo postaram no twitter suas felicitações ao filme.

Hannah Beachler, a primeira mulher negra a ser indicada ao Oscar de Direção de Arte também deixou seus agradecimentos: “Há tantas pessoas para agradecer! Um filme como Pantera não acontece sem tantas almas, mentes abertas e corações! Obrigada a todos por verem em Pantera e Wakanda um pedaço de vocês e celebrarem isso. E Ryan Coogler, meu irmão e família!”

Outras duas produções do MCU foram indicadas ao Oscar 2019: Vingadores: Guerra Infinita (Melhores Efeitos Especiais) e Homem-Aranha no Aranhaverso (Melhor Animação).

A Polêmica sobre os filmes de heróis no Oscar ainda perdurará, mas é inegável que o alcance dessas obras esteja cada vez maior.

A cerimônia de entrega do Oscar 2019 será em 24 de fevereiro. 

“Wakanda Forever!”