Não, não é um artigo sobre O Show de Truman ser um filme muito Black Mirror. Isso é sobre como as pessoas se tornam extremamente obsessivas quando ficam desconfiadas.

Uma das coisas que chama atenção em The Entire History of You (último episódio da primeira temporada de Black Mirror), além do grão, é a personalidade e o humor ácido do Liam. Se você não assistiu, aqui vai um pequeno resumo do que acontece e do grão.

O Grão e A Desgraça

O grão basicamente é uma câmera com controle remoto, ele grava tudo que você vê, e as pessoas ficam repassando os momentos que consideram importantes, observando e aumentando os mínimos detalhes, aumentando literalmente, dando zoom em pedaços desfiados de um tapete ou em um movimento de caneta em uma entrevista de emprego, ou fazendo leitura labial para ver o que a esposa estava conversando com o amigo seboso.

📷 Foto/Distribuição – The Entire History of You/Black Mirror
Momento em que o Liam volta e vê que a Sofia estava conversando com o Jonas

E foi exatamente por causa dessa ferramenta que a desgraça toda aconteceu – o que não é nenhuma surpresa porque em Black Mirror é só isso mesmo que acontece – o Liam fica desconfiado por causa de uma atitude de uma de sua esposa, Sofia, vai atrás da verdade e descobre a traição , descobre também que sua filha é fruto dessa traição, e o bônus da situação toda: o pai e amante de Sofia é o amigo que ela nega o tempo inteiro que não era nada demais, o Jonas.

Inclusive uma das melhores frases dela é “nem tudo que não é verdade, é mentira”, e é o momento crucial na discussão.

TRUMAN E LIAM

A semelhança entre os dois são várias e aqui vai duas delas.

PERSONALIDADE E HUMORES ÁCIDOS


📷 Foto/Distribuição – O Show do Truman

Apesar da personalidade do Truman não aparecer muito no filme, já que ele é moldado e cortado o tempo inteiro, dá pra notar que ele é uma pessoa muito irônica pelos comentários e expressões que faz quando “ninguém está olhando”, como toda pessoa reprimida, ele esconde quem é de fato.

Já o Liam é quem ele é e não esconde isso de ninguém – porque não está em um programa de TV criado para controlar toda a sua vida – ele é igualmente irônico e o humor ácido dele é uma das coisas mais legais no episódio todo, já que toda a discussão dele com a esposa começa por causa de um comentário. E a mesma situação acontece com o Truman e a esposa dele, quando ele já estava irritado e ela faz o anuncio do chocolate.

A OBSESSÃO

Liam fica obcecado pela verdade e vai até as últimas consequências por isso, o Truman também. E a questão é justamente essa, o limite que as pessoas ultrapassam para saber a verdade.

Eles ficam completamente loucos e focados em achar a verdade, porque é a única coisa que resta para eles. O Liam atazana a esposa até que ela fale o que ele quer ouvir, até perceber que ela contou tudo que tinha que contar, vai até a casa do Jonas pra conseguir provas e fazer com que ele apague todos os momentos que tinha com a Sofia.

E aqui o adendo e principal motivo que as pessoas normalmente usam pra dizer que ele errou: ele estava completamente bêbado. Claro que isso atenuou a obsessão dele, porém ele já estava extremamente desconfiado na casa da amiga da Sofia, então tire suas próprias conclusões em relação a isso.

O Truman acaba com tudo, literalmente, ele acha a porta e vai embora acabando com tudo que ele tinha, descobrindo que toda a vida dele era uma mentira construída só pra ele.

“É sempre bom quando você tá desconfiado e descobre que tinha razão.” , é o que o Liam diz quando chega em casa e vê a Sofia.

As pessoas ficam obcecadas em busca da verdade só quando ela é a única coisa que sustenta sua vida, quando nada mais importa, quando a coisa mais importante da sua vida está sendo segurada por uma mentira, seja um relacionamento, como pro Liam, seja a sua vida inteira, como pro Truman.

O importante é a verdade e sempre vai ser.

Veja também: “RECOMENDAÇÃO | 7 filmes da Netflix que são muito Black Mirror”