Enquanto participava do festival de cinema SXSW, ocorrido esta semana em Austin (TX, EUA) a atriz de O Silêncio dos Inocentes (1991, Jonathan Demme) falou sobre sua carreira e personalidade em palestra na sessão Masterclass do evento.

Getty images/ SXSW

Com 52 anos de carreira ela diz ser diferente dos outros atores, pois atuar não é algo que faz porque ama, mas porque é relevante. “É como uma cirurgia de emergência. Ou como estar nas trincheiras da 2° Guerra Mundial, é algo que faço porque é significativo”, explicou.

A cena com Hopkins

“O filme não me assustava, mas Anthony Hopkins me dava medo”, revelou Jodie Foster no evento, e detalhou uma cena em que ela e Anthony conversam olhando para a câmera – que pela edição do filme mostra ambos cara a cara.

“… em vez de um olhar para o outro fora da tela, na verdade olham direto para a lente da câmera. O que significa que eu estou lá mas atrás da câmera, é apenas minha voz. E ele não está me vendo. Da mesma forma foi com ele. Então nas cenas com o Dr. Lecter eu apenas ouço aquela voz assustadora e desincorporada.”

Veja a cena:

Hopkins é um daqueles atores com classe e excelência, demonstrando em seus papéis um perfil nobre e misterioso, por mais aterrorizante que seja. Como Hannibal Lecter, expressou isso pelo jeito do psiquiatra canibal agir, vestir e falar.

Em entrevistas o ator disse ter se inspirado na atriz Katharine Hepburn, no escritor Truman Capote e em HAL de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Algo no mínimo curioso, não acha?

Carreira

Jodie Foster começou a atuar aos 6 anos e aos 14 teve sua primeira nomeação ao Oscar por Taxi Driver (1976, Martin Scorsese).

Hoje aos 56, a atriz premiada por atuações como neste suspense junto a Hopkins (Oscar de melhor atriz e melhor ator) está focada na carreira de direção e disse que aprendeu com os diretores em que trabalhou, principalmente com David Fincher (no filme O Quarto do Pânico).

Suas recentes direções foram o episódio “Arkangel” da 4° temporada de Black Mirror, episódio 9 da segunda temporada de House of Cards e o filme Jogo do Dinheiro.

Veja também: ‘Bel-Air’ trailer da versão obscura de ‘um maluco no pedaço’ viraliza