Eu demoro horas escolhendo um livro. Não importa o assunto às opções transbordam pela internet. Para facilitar a sua vida, vou te passar 5 livros para aprender Cinema

Importante dizer, apenas ler não é garantia de sucesso, é preciso utilizar o conhecimento; sendo assim eu vou te indicar 5 tarefas para concluir junto com cada livro, pense nelas como 5 etapas que você precisa superar antes de começar o próximo livro. Quero deixar claro, essa lista não é para preguiçosos, você vai precisar ralar um pouquinho.

Resolvi deixar de fora os livros sem tradução para o Português, livros com a palavra práxis no título, livros focados somente nos filmes da Nouvelle vague. O objetivo é falar em bom português e de forma acessível sem perder a qualidade.

Joia, without further ado, aqui vão 5 livros para aprender Cinema (e como usá-los)

Robert Mckee – Story. Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro

Tudo começa pelo roteiro, ele é quem vai ditar as regras do filme. É sobre o roteiro que os Diretores vão trabalhar, um filme tecnicamente ruim pode ser salvo por um roteiro interessante, já o contrário…

Mckee explora a mecânica envolvida na criação da história, como estruturar as cenas, como pesar a carga emocional das personagens, qual o melhor modo de apresentar um diálogo. Longe dos assuntos técnicos, ele não ensina como preencher um cabeçalho, qual é a fonte correta, nada disso. Mckee esmiúça as ferramentas necessárias para construir uma história.

 Tarefa

Elabore uma lista com 5 conceitos aprendidos no livro e use eles para analisar qualquer cena de uma Série que você esteja acompanhando. Encaixou? Fez sentido? Depois de fazer isso algumas vezes você vai acabar viciando. E o melhor, entendendo a mecânica das cenas você vai compreender, e quem sabe, analisar melhor os filmes taxados de “paradões”.

Conversas com Scorsese – Richard Schickel

Scorsese é apaixonado por filmes e um grande Diretor, suas obras atingem diversos públicos e o seu nome é unanimidade entre os amantes do Cinema. O autor Richard Schickel é teórico do Cinema e amigo do Scorsese, nesta conversa eles e analisam o reflexo que a vida imprime nos filmes do Diretor e exploram como ele resolveu diversos problemas no set de filmagem.

Tarefa

Ter uma aula de Cinema com o Scorsese é privilégio dos maiores. Intercale os filmes do Diretor com a sua leitura, procure assistir aos mais antigos, tente traçar um paralelo entre o que está na tela e o que ele diz sobre aquele filme. Observe como um grande Diretor transforma problemas particulares em material vivo para o Cinema.

Conversas Com Kubrick – Michel Ciment

Talvez este seja o livro mais trabalhoso da lista, de todo modo, se você está aqui é porque não vai desistir na metade. Kubrick foi um gênio, simples assim. Você pode aceitar essa afirmação de cabeça baixa ou pode mergulhar no universo deste folclórico Diretor. Além da biografia, o livro contém entrevistas, matérias e análises feitas por profissionais que trabalharam para ele.

Tarefa

Assista aos filmes do Kubrick. Vou te propor começar pelo filme de 1957 “Glória Feita de Sangue” e caminhar até 1999 com o filme “De Olhos Bem Fechados”, a tarefa é a mesma, compare a crítica com o resultado na tela. Digerir Kubrick é aprender em uma única pílula Roteiro, Fotografia, Direção de Arte; aprender Kubrick é aprender Cinema.

História do Cinema: dos clássicos mudos ao Cinema moderno – Mark Cousins

Parabéns, não tem volta, esteja pronto para notar a diegése, analisar a mise-en-scène e jamais deixar de comentar as nuances da semiótica. Leitura fácil, Cousins aborda os mais diversos filmes, fala com entusiasmo das obras Africanas impossíveis de encontrar e dos filmes que você já assistiu diversas vezes. Passeio pela história do Cinema, fonte de muitas referências e leitura sem fim, cada visita é uma descoberta.

Tarefa

Você conhece o livro 1.000 Filmes para ver antes de morrer, faça o mesmo com este livro, só é preciso uma adaptação. Muitos filmes citados são impossíveis de encontrar, mesmo assim, você pode substitui-los por outros do mesmo país. Cousins cita um filme indiano de 1940, encontre filmes da mesma região lançados na mesma época, aproxime o máximo que puder. Vou te propor 5 filmes para cada continente. Combina uma coisa comigo, chega de preconceito, não adianta focar nos filmes conhecidos; é o momento de cavar fundo atrás do seu filme Iraniano preferido.

A Linguagem do Cinema– Robert Edgar-hunt

Para fecharmos os 5 livros para aprender Cinema (e como usá-los) vamos terminar com um manual

Aqui os autores explicam conceitos técnicos, sobretudo na Direção de Arte. Os exemplos são ilustrados com filmes acessíveis e o resultado é um manual de fácil absorção. Livrinho joia para fixar os conceitos, alguns dirão – ei, esse livro deveria vir em primeiro lugar – discordo, Cinema, como toda Arte, é para ser sentido antes de ser racionalizado.

Tarefa

Se você chegou até aqui é porque não precisa mais da minha ajuda. Depois de estudar Roteiro, analisar o Scorsese, conhecer a obra do Kubrick e dar espaço para os filmes estrangeiros desconhecidos; você não precisa mais de muitos conselhos sobre Cinema. Só nos resta bater um bom papo, a sua última tarefa é comentar o que você achou dessa experiência e dividir os seus 5 livros para aprender Cinema (e como usá-los).

É isso, dê suas dicas, comente, discuta, concorde e bons filmes.