And the Oscar goes to… Top dez filmes e diretores ganhadores do prêmio máximo do cinema!

1) Wings. 1927. Premiação em 1929. William A. Wellman. O primeiro filme a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Um drama de guerra e amores impossíveis conquistaram público e crítica! Com Clara Bow e Gary Cooper.

2) Aconteceu Naquela Noite. 1934. Premiação em 1935. Frank Capra. A comédia romântica que conquistou as cinco principais categorias do Oscar: Melhor Filme, Diretor, Ator e Atriz, e Roteiro!

3) Hamlet. 1948. Premiação em 1949. Laurence Olivier. O clássico de Shakespeare, adaptado para o cinema, além de ter vencido na categoria Melhor Filme, conquistou a Melhor Direção de Arte, Ator e Figurinos.

4) A Ponte do Rio Kwai. 1957. Premiação em 1958. David Lean. Drama de guerra, A Ponte do Rio Kwai venceu como Melhor Filme e Melhor Diretor no Oscar de 1958, sem contar as outras categorias, Roteiro Adaptado, Fotografia, Edição, Trilha Sonora e Melhor Ator.

5) West Side Story. 1961. Premiação em 1963. Jerome Robbins e Robert Wise. Um Romeu e Julieta moderno e musicado encantou público e crítica, ganhando em dez categorias do Oscar, dentre elas Melhor Filme e Melhor Direção.

6) Kramer contra Kramer. 1979. Premiação em 1980. Robert Benton. Dustin Hoffman e Maryl Streep, neste longa, são casados, mas ela não está sentindo-se feliz e sai de casa, deixando para ele a árdua tarefa de ser pai, mãe e provedor de um lar. Além de ter ganho nas categorias Melhor Filme e Melhor Diretor, também venceu na categoria Melhor Ator, Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

7) Um Estranho no Ninho. 1975. Premiação em 1976. Milos Forman. Jack Nicholson encarna um presidiário que finge loucura, para sair da penitenciária e ir para um lugar mais tranquilo. Ledo engano, ele estava a adentrar no inferno na terra! Ganhador das cinco principais categorias do Oscar.

8) O Ultimo Imperador. 1987. Premiação em 1988. Bernardo Bertolucci. Belíssimo, O Último Imperador conta a história de Aisin-Gioro Puyl, da Família Imperial Chinesa, de como foi sua infância como último Imperador e como sua vida mudou com o avanço comunista na política de seu país.

9) O Silencio dos Inocentes. 1991. Premiação em 1992. Jonathan Demme. Jodie Foster e Anthony Hopkins fazem o par perfeito – ela quer descobrir mais sobre o serial killer Buffalo Bill, enquanto ele quer saber mais sobre o passado e a alma da jovem agente do FBI. Quid pro quo, doc. Ganhou nas 5 principais categorias do Oscar.

10) Forrest Gump. 1994. Premiação em 1995. Robert Zemeckis. Um filme belo, que nos faz refletir sobre a vida e de quanto ela é efêmera! Destaque para Tom Hanks, que está brilhante como o ingênuo Forrest, que acabou ganhando o Oscar de Melhor Ator. Além deste, o filme ganhou nas categorias Melhor Filme, Diretor Roteiro Adaptado, Edição e Efeitos Visuais.