Os membros da academia são muito seletivos todos os anos, eles se reúnem a fim de analisar cada categoria, ou seja, algumas vão deixando de existir outras se mantém etc. Ao todo temos 24 categorias fixas, sendo que na primeira cerimônia que ocorreu em 1929 tinha 12 fixas e 3 prêmios honorários. Cada categoria têm um objetivo, afim de o ganhador levar a estatueta para casa, vejamos cada uma delas:

Melhor Filme

Premia o mais votado pela academia- não dá muito pra saber ao certo, pois todo ano eles buscam uma temática diferente até chegar no “queridinho”.

Melhor Direção

Não há muito que debater é o diretor (ou diretores) que tiveram as melhores habilidades na hora de dirigir o filme e alcançaram uma boa marca durante a produção.

Melhor Atriz/Ator

São os atores que mais se empenharam no personagem, sejam eles baseados em fatos reais ou obras criadas.

Melhor Atriz/Ator Coadjuvante

Seria o mesmo esquema dos atores principais, mas o papel é secundário- levam em conta duas categorias para separar os principais e secundários porque, se dois atores do mesmo filme estiver disputando a mesma categoria pode ser que um ganhe, mas só vai levar uma estatueta para filme, se separar por categoria tem as chances de levar duas estatuetas.

Melhor Roteiro Original

Premia o roteiro que foi escrito e produzido propriamente para o filme.

Melhor Roteiro Adaptado

É a adaptação de uma obra literária, animação, etc. Essa categoria é realmente muito difícil e exige muito esforço, para adaptar uma obra (tenso) você precisar tirar as partes importantes, detalhes, às personalidades se tornarem reais no filme e principalmente trazer a mensagem que o livro reflete.

Melhor Animação

Propriamente é para os filmes animados (sem ser live- action), desde aqueles mais famosos aos cults.

Melhor curta-metragem em animação

Filmes com duração de até 30 minutos, de intenção estética, informativa, educacional ou publicitária, geralmente exibido como complemento de um programa cinematográfico- essa categoria foi até 2014.

Melhor curta-metragem em live action

São os filmes feitos com as técnicas da animação, mas, sim, utilizando seres vivos e/ou inanimados- essa categoria os escolhidos vão poder ter algo computadorizado em grande escala, mas são usadas pessoas.

Melhor curta/longa metragem de documentário

Nessa categoria os documentários não se baseiam na ficção, são de rotinas cotidianas ou que contam uma história real, claro que existe aquelas “ajudas” durante as gravações, mas nada fora do normal. O curta seria os que têm até 40 minutos de duração.

Melhor Filme Estrangeiro

O filme nessa categoria deve pelo menos ser falado 50% em um idioma que não seja o inglês.

Melhor Fotografia

É voltado muito na produção principalmente de enquadramento (ajuste de ângulo da cena) e iluminação visual.

Melhor Figurino

As melhores roupas- frequentemente ganha os filmes que retratam épocas passadas, por ser um visual mais detalhado e difícil de elaborar.

Melhor Cabelo e Maquiagem

O nome já é bem explicativo, que é a aparência mais elaborada e extravagante- depende muito do que retrata o filme se for uma biografia, por exemplo, pode ter mais vantagem se o ator estiver bem caracterizado ao personagem.

Melhor Edição (Montagem)

Muitas pessoas acham que essa categoria, o premiado leva pela montagem dos cenários ou até mesmo montagem de equipamentos… Errado!

Vai para a pessoa que editou o filme, teve aquele trabalho bem hard e “colou” cena por cena, encaixou junto com a mixagem depois finalizou bem caprichado.

Melhor Direção de Artes

Vai para o diretor responsável pela concepção visual do filme, vai direcionar toda a produção de arte– cenografia, som, fotografia, efeitos especiais, pós-produção, etc.

Melhores Efeitos Visuais

São os melhores efeitos em um filme, seja nos cenários ou na programação computadorizada.

Melhor Trilha Sonora Original

É a trilha composta especialmente para o filme, ela é vista como um todo seja instrumental ou cantada- por mais abrangente que seja ela deve ser muito valorizada, pois ela é um dos maiores motivos pra dar sentimento ao filme, aquela beleza sonora.

Melhor Canção Original

Essa é específica para 1 música do filme, seja o tema ou relativa os membros da academia sempre buscam o motivo da composição e se realmente se encaixa com a narrativa- a maioria contém letra.

*Geralmente o filme ganhador na categoria de melhor trilha sonora ganha na de melhor canção!

Melhor Edição de Som

Diz tudo a respeito do áudio, menos a trilha sonora, ela foca na qualidade dos áudios, diálogos, efeitos sonoros e mais a fundo na edição do filme- então não confundam edição com mixagem!

Melhor Mixagem de Som

É o conjunto da edição de som com a trilha sonora, avalia se as duas estão padronizadas e sincronizadas uma com a outra- esses encaixes faz o sentimentalismo expressado nas cenas, pra tudo tem um tempo: a hora que a música entra e depois sai aquele momento de tensão que vai se expandindo e depois ocorre silêncio (muito importante), e sempre nos acostumamos com isso por ser algo natural de efeitos sonoros.

Além, dessas categorias fixas existe 3 prêmios especiais:

The Academy Honorary Award (Prêmio Honorário da Academia)

Ele concede para a pessoa que teve mais destaque na indústria daquele ano, mas durante as premiações ele se tornou mais uma celebração de carreira voltada pro premiado- mais de ma pessoa pode levar o prêmio e é ocorrido todos os anos.

The Irving G. Thalberg Memorial Award (1938)

Esse prêmio é concedido á produtores que tiveram muito destaque criativo e produção. O nome foi em memória ao produtor Irving Grant Thalberg famoso na sua época por fazer filmes sofisticados- ele morreu dois anos antes de criarem esse prêmio. 

  • Essa categoria não ocorre todo ano, mas quem ganhar pode ter a chance de ser um membro votante da academia.  

The Jean Hersholt Humanitarian Award (1957)

Um prêmio para quem tiver um trabalho humanitário em destaque- não é anual e o ganhador leva uma estatueta.

A Academia também busca premiar o lado científico e técnico do cinema por isso foi criado em 1931 um jantar especial que é celebrado uns dias antes da cerimônia do Oscar, existe:

Academy Award Of Merit

Por mérito de alguma ação e leva uma estatueta.

Scientific and Engineering Award

Voltada para a engenharia e parte científica, leva uma placa de bronze.

Technical Achievement Award

Uma tecnologia importante para a indústria cinematográfica leva um certificado.

Para quem gosta da temporada de premiações, não deixem de ver a premiação mais aguardada por Hollywood.

Dia 24 de fevereiro ás 22:00 a 91.ª cerimônia oficial do Oscar.

Veja também: “Surpresa no Oscar: Filmes de heróis”