Provavelmente você já viu algo que envolvia o marketing de um filme/série na sua vida. O termo em inglês, muito conhecido, se refere a qualquer ato de publicidade com o intuito de promover algo. Nesse quesito, o conceito de marketing é fundamental para a realização de um filme/série, e respectivamente, do sucesso dele. Obviamente, existem filmes ótimos mas que não tiveram publicidades envolventes por vários motivos: falta de receita, conteúdo desconhecido do público geral etc. Porém, é fato que o marketing é um fator determinante para as pessoas assistirem aquele conteúdo.

Separamos aqui algumas propagandas (físicas e digitais) para servir de exemplo. Veja:

Aqui vemos uma propaganda do filme Homem-Formiga. Ela é bem criativa e chama a atenção pela relação perfeita com o filme. Um carraz de um pôster estampado em tamanho de formiga, para o filme do Homem-Formiga!

Aqui temos um exemplo de marketing digital. Muito comum, o marketing digital visa chamar um público mais jovem para o filme, visto que só pode visto na internet. No site do filme A Bela e a Fera, você se cadastrava e concorria a ingressos pro filme. Essa ação de marketing foi feita em parceria com a rede de canais TeleCine.

Também um marketing criativo, porém bem sutil (ou não). O app 99POP, um aplicativo de transporte privado urbano, fez um ato promocional pro filme Vingadores: Guerra Infinita. Era simples. Os carros que participavam eram os que estivessem costumizados com a “mão” ou algum utensílio característico do herói. Quando a pessoa embarcava para a viagem, havia uma caixa selada com a miniatura de alguns personagens. Se o passageiro acertasse o nome de um herói, ganhava 40% de desconto na viagem! Incrível, não?

Esse foi um pouco assustador, mas também um ótimo marketing! Durante a San Diego Comic Con, um caminhão com braços pra fora de zumbi na carga, chamava a atenção para a nova temporada da série The Walking Dead. Algo parecido aconteceu também aqui no Brasil, em SP, quando um ônibus lotado de zumbis fazia a promoção da série.

Star Wars é uma franquia que nem precisa de marketing. Esse é simples, mas que chama bastante a atenção. Um trem, todo estampado com uma espécie de cartaz sobre o filme Star Wars: O Despertar da Força, possuindo a data de estreia e os personagens do longa.

Os filmes citados foram sucessos, não só por seu conhecimento do público mas também pelo seu marketing. Podemos comparar um filme sem marketing, como um livro sem descrição ou capa, não sabemos o que vai nos aguardar e se será bom/ruim. Como também existem livros ruins com capas boas, devemos tomar cuidado com os filmes que possuem um marketing caro mas não possuem conteúdo em si. Apesar disso, é fundamental a função do marketing no meio cinematográfico, seja para promover o filme ou até simplesmente promover os atores.