Livro | Sobre a Escrita | Stephen King

Com mais de 70 livros lançados, Stephen King tem as suas histórias transitando por todos os níveis do entretenimento. Cinema, séries, o autor é uma presença constante na indústria e o seu nome foi um dos mais citados de 2017. Se você é fã do autor, o livro Sobre a Escrita é uma visão da sua caixa de ferramentas. Uma espiada rápida na maneira como King cria e monta suas histórias.

Divido em 3 partes, duas delas com histórias particulares e uma com dicas práticas de como abordar a sua escrita. King distanciou o livro de um manual frio. Ele não fica te dizendo o que você deve fazer ou o que você não deve fazer. Ele aponta os caminhos que funcionaram na vida dele e as maneiras que ele escolheu para utilizar certos recursos da escrita.

Obviamente, apesar do livro não ser um manual arrogante sobre como escrever, King dá seus pitacos sobre certos bons costumes do escritor. Na parte dedicada às dicas práticas, o autor aponta todas as coisas que ele acredita fazerem parte de uma boa escrita e demonstra as que fazem parte de uma escrita ruim.

Sempre direto e passando longe de todo blá blá blá sentimental que um livro assim poderia trazer. King conta suas histórias particulares e traça um paralelo entre certos acontecimentos e o resultado na sua escrita. No fim, a mensagem é uma só. Esforce-se muito e escreva aquilo que só você pode escrever, pois você tem um kit único de experiências – isso ficou um pouco autoajuda, eu sei.

Uma conversa franca do autor com o seu público. King fala para quem quer se tornar escritor ou para aqueles que gostam da escrita, esse é o público alvo principal do livro. Contudo, se você admira Stephen King e gostaria de atingir camadas mais profundas sobre as suas histórias, o Sobre a Escrita é uma ótima fonte de informações e eu tenho certeza de que o livro mudará a forma como você analisa os livros dele – e talvez, de todos os autores que você admira.

Existem problemas na versão traduzida. Como algumas dicas funcionam melhor em inglês, a adaptação para o português faz com que certos detalhes da escrita percam um pouco o pulso, principalmente na parte onde ele analisa uma história e corrige ela ao vivo. Existe também, claro, a parte em que ele fala sobre procurar editores e as formas que ele fez isso, todas um tanto ultrapassadas, mas lembre-se, ele lançou o livro em 2009.

De todo modo, Sobre a Escrita é um autorretrato honesto.  Além de ser um livro de dicas sobre como escrever melhor e quais os caminhos para chegar até lá. Com alguns puxões de orelha e muitos insights, King presenteou seus fãs com uma biografia interessante e um bom companheiro para os leitores do autor.

E por fim, o ele termina com duas listas de indicações de livros, desafio você a checkar todos eles.

Gosta do Stephen King? Já leu esse livro? Deixa o seu comentário e vamos conversar. É sempre bom poder ouvir o que você tem a dizer.

livro, sobre a escrita, Stephen King


Vinicios Lombardi

Estudante de jornalismo, escrevo por compulsão e vejo filmes pelo mesmo motivo, às vezes é o contrário. Me arrisco em curtas metragens, até já me deixaram gritar "corta" e me chamaram de diretor em um set de filmagem, vai entender.

  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

[email protected]

Desenvolvido e Hospedado por Vedrak