Afinal, como funciona o Rotten Tomatoes?

0
3278
Anúncio Publicitário

Ultimamente muito se tem comentado a respeito do site de cinema Rotten Tomatoes. Sempre que alguém divulga as péssimas avaliações de um lançamento, alguns fãs ficam bravos e acusam o site de ser pago por alguma produtora rival à do filme ou série em questão, ou tentam invalidar as críticas a todo custo.

Acontece que muitas pessoas não sabem ler as informações do site, ou simplesmente não entendem os métodos e critérios que fizeram com que seus filmes e séries favoritos recebessem péssimas qualificações, e não há problema algum nisso, ninguém é obrigado a saber de tudo. Por isso, nessa matéria, você vai entender os sistemas que levaram Esquadrão Suicida à porcentagem de 26% e o que essa porcentagem significa.

30% do Rotten Tomatoes pertencem à Warner Bros, produtora do filme
30% do Rotten Tomatoes pertence à Warner Bros, produtora do filme
  • Para evitar confusões, séries não serão citadas, pois recebem exatamente o mesmo tratamento de filmes quando têm seus episódios avaliados.
Reunindo as críticas

Ao contrário do que se pensa, as opiniões que vemos no site não foram escritas ali, elas foram colocadas ali. O Rotten Tomatoes funciona como um compilador de críticas, que reúne, através de um critério muito específico (em resumo, no mínimo dois anos trabalhando para um veículo associado a sindicatos e associações cinematográficas), as reviews de críticos profissionais.

Críticas do filme "Sete Homens e um Destino"
Críticas do filme “Sete Homens e um Destino”
A bendita porcentagem

O Tomatômetro representa, usando uma porcentagem, a quantidade de críticos que aprovaram um determinado filme. Por exemplo, na imagem abaixo vemos que o filme X-Men: Apocalipse tem um grande 48% abaixo do seu título. Isso não significa que sua média geral é 48 pontos dentro de um sistema que vai de 0 a 100, mas sim que, dos 278 críticos aprovados pelo site que viram o filme, 48% (133) o aprovaram. O cálculo usado é simples; dividem-se as críticas positivas pelo número de críticas listadas.

cats2

A verdadeira média

A existência do Tomatômetro não significa que o site deixa de medir também as notas que os filmes recebem. Muitas pessoas que escrevem sobre cinema ilustram sua opinião com uma avaliação numérica. Se esse for o caso dos críticos que avaliaram um filme específico, o site irá calcular a média e posicioná-la logo abaixo do Tomatômetro. Os que não usarem números em suas avaliações não serão atribuídos ao cálculo de média.

cats2-copia

Top Critics

Existe ainda uma categoria mais restrita de críticos, listados no site como Top Critics. Para fazer parte dessa categoria são necessários ao menos 5 anos trabalhando como crítico para um veículo midiático americano, ou 3 anos escrevendo para um site com no mínimo 1,5 milhões de acessos mensais únicos. Outros aspectos são levados em consideração, como influência, reputação, alcance e qualidade da escrita. Esses aspectos são avaliados pelos próprios funcionários do site.

Há a mudança na porcentagem porque a quantidade de críticas é menor
Há uma mudança na porcentagem porque a quantidade de críticas é menor
Rotten Tomato

Tomates são atribuídos aos filmes com base em seu Tomatômetro. Filmes que têm uma taxa de aprovação de 0% a 59% recebem o selo “Tomate Podre”. Para aqueles que atingem mais de 60% há o “Tomate Fresco” e para filmes com mais de 80 críticas, cujas médias de críticas positivas ultrapassam 75%, há o selo “Fresco Certificado”. Para receber esse selo é preciso que o filme tenha sido analisado por pelo menos 5 top critics, para mantê-lo é necessário que a média permaneça acima dos 70%.

cats23

A curiosa identidade do site, baseada em tomates, vem do clichê do público que atira a fruta em um artista que não fez jus às expectativas geradas pela sua apresentação.

Audiência

O público convencional também pode avaliar um filme no Rotten Tomatoes. A porcentagem de aprovação (nota maior que 3.5 estrelas) fica logo ao lado do consenso da crítica, e é ilustrado com um baldão de pipoca cheio para filmes cuja aprovação foi superior a 60%, e um balde verde derrubado para filmes com 59% ou menos. Também é possível fazer comentários no site, sem necessariamente ser um crítico profissional.

234

Consenso

E por fim, embaixo do Tomatômetro existe o consenso da crítica, que é escrito por funcionários do site abordando, de forma breve, os principais pontos levantados pelas análises profissionais que o filme recebeu. É necessário um número grande de reviews para que surja um consenso, por isso alguns filmes se encontram com essa caixa vazia.

767564

Pronto, agora você sabe ler perfeitamente o Rotten Tomatoes. Espero, sinceramente, que esta tenha sido uma matéria esclarecedora para você e seus amigos fãs de cinema. Até a próxima!