Os 7 Gatinhos, uma Obra de Nelson Rodrigues

 

Para os amantes do cinema brasileiro, o filme Os 7 Gatinhos é um clássico. Baseado na obra de NR (um dos nosso grandes dramaturgos), a película traz de tudo um pouco: comédia, drama, suspense e erotismo .

Os 7 Gatinhos, que é dirigido por Neville d’Almeida e tem estória e diálogos de Nelson Rodrigues, foi lançado na telona em 1980 (pouco antes do falecimento do dramatugo).

Música: Erasmo Carlos e Roberto Carlos.


Sinopse:

O filme e o livro contam a estória da família Noronha e, em especial, de Silene. Ela é a caçula das cinco filhas de Aracy e Seu Noronha. Seu Noronha, um contínuo da Câmara de Deputados, mora no Grajaú com a mulher, D. Aracy, e suas filhas Aurora, Hilda, Débora, Arlete e Silene, de apenas 16 anos. Esta, a caçula, é a mais mimada de todas e, por ser a única “pura”, tem o direito a uma boa educação em um colégio interno. Mas logo a vida deles toma um rumo diferente, quando a garota é acusada, no colégio, de matar a pauladas uma gata grávida. A família Noronha parece tão normal quanto qualquer outra, mas, por trás das aparências, esconde segredos inconfessáveis. As quatro filhas mais velhas se prostituem para garantir a castidade e a boa educação de Silene. A partir do incidente ocorrido na escola, descobre-se que a jovem não é pura como todos pensavam.


Curiosidades (contém spoiler):

Em depoimento para a Funarte, a atriz Thelma Reston declara que Nelson Rodrigues sempre participava dos ensaios e das gravações em companhia da sua esposa, sempre dava um “pitaco”. No final do filme os produtores queriam modificar uma passagem, colocando um prostíbulo. NR deu uma bronca “Não! A estória termina com a morte do pai, se modificar perde a força”. Thelma ainda fala da personagem que não transava com o marido e diz que deu a sugestão de acrescentar uma cena de masturbação. NR falou “Como é que eu não pensei nisso? Ela faz isso mesmo, ela fica sozinha…”. Thelma não queria falar no início porque tinha vergonha, mas NR adorou, e, numa outra cena em que aparecem os seios dela, NR disse “Aquilo não é um peito, é uma melancia”…
… se ela estava com vergonha em falar no acréscimo de uma cena erótica, imagine-se o que ela sentiu com esse comentário .

Aquela famosa frase “caralhinhos voadores“, também conhecida como caralho de asa, surgiu após esse filme, numa cena em que o personagem Noronha vê o banheiro de sua casa pichado: “Eu quero saber quem foi que desenhou caralhinhos voadores na parede do banheiro?!“.

Outra frase é dita durante a discussão entre os personagens de Ary Fontoura (Dr. Portela) e o de Lima Duarte (Noronha) sobre a acusação de Silene, filha de Noronha, ter matado uma gata grávida. Em certo momento da discussão Noronha diz:

Quando eu fui matricular Silene na escola eu disse que era funcionário da Câmara, mas eu sou é contínuo! Diz aí, me chama de contínuo!
– Por quê?
– Porque eu quero! Me chama de contínuo!
– …contínuo…
– Contínuo… Eu sou contínuo e você é um filho da puta!

A frase “Me chama de contínuo” ficou imortalizada desde então, e é citada até hoje.


O elenco do filme:

 

Lima Duarte (Noronha)
Thelma Reston (Aracy-Gorda)
Cristina Aché (Silene)
Antônio Fagundes (Bibelô)
Ana Maria Magalhães (Aurora)
Regina Casé (Arlete)
Sura Berditchevsky (Hilda)
Sônia Dias (Débora)
Ary Fontoura (Dr. Portela)
Cláudio Corrêa e Castro (Dr. Bordalo)
Sadi Cabral (Saul)
Maurício do Valle (Deputado)
Guará Rodrigues (Dr. Barbosa Coutinho)
Luiz Fernando Guimarães (Carlão)
Sandro Solviatti (Motorista de táxi)

 


Paula Priscila de Melo Barbosa

24 anos; De JP/CG-PB com o ❤ no RJ; Estudante de Direito; Pesquisadora e apaixonada por Chico Buarque, Tom Jobim e Nelson Rodrigues. "A arte é o desencadear da nossa dor. Tanto para quem faz, quanto para quem contempla" — sim, essa citação é minha!

  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
  • cineramaclube
"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

[email protected]

Desenvolvido e Hospedado por Vedrak