As faces de “Gone Girl”

0
702
Anúncio Publicitário

Amigos, esse é mais um filme como aqueles que você tenta descobrir quem é o vilão, mas no fim percebe que na verdade ele não existe. Trarei neste texto um breve comentário sobre como um filme pode trazer várias impressões diferentes em uma história.

Inicialmente mostro um resumo para que quem ainda não viu Gone Girl (2014), dirigido por David Fincher e escrito por Gillian Flynn, entenda melhor a respeito do que será falado aqui.

No começo, as cenas são de Nick (Ben Affleck) conhecendo e se apaixonando por Amy (Rosamund Pike). Ambos são escritores, e Amy é conhecida pela personagem infantil de um dos seus livros, “A Garota Exemplar”, que nada mais é do que um retrato da vida dela, ondo tudo dava certo para uma garota perfeita. “Enquanto ela perdia um campeonato na vida real, a personagem levava o troféu.”

GONE GIRL, from left: Ben Affleck, Rosamund Pike, 2014. ph: Merrick Morton/TM & copyright ©20th Century Fox Film Corp. All rights reserved/courtesy Everett Collection
Gone Girl (2014)

Logo após, o filme mostra o futuro deles quando Nick chega em casa em seu quinto aniversário de casamento e não encontra sua esposa Amy. Ao decorrer da história, o comportamento estranho dele desperta dúvida e o torna suspeito número um da polícia. Nick encontra cartas com algumas pistas que mostram onde sua mulher pode estar.

gone-girl-01_1485x612
Gone Girl (2014)

Cada vez mais essas cartas vão encurralando o marido misterioso. No desenrolar de todo o caso, tanto ele quando Amy se mostram personagens diferentes do que a gente realmente pensa. Além disso, o filme nos faz assumir uma posição e logo depois mostra outra ideia, que muda duas ou três vezes até ser possível entender o que de fato aconteceu.

gone-girl06
Gone Girl (2014)

Muitas sinopses contam o final das histórias, mas diferentemente do que tem por aí, não falarei os Spoilers e nem o desfecho. Para não tirar a graça de quem ainda não viu e manter a identidade, deixo pelo ar a dúvida: se nesta trama existe um vilão, quem seria ele?

Confira o trailer: