Não são todos os filmes que têm a capacidade de mexer, profundamente, com o nosso psicológico de forma a nos fazer questionar a vida e todas as possibilidades que ela nos oferece. Se você tem interesse em obras de arte assim, esta lista é para você.

Um Cão Andaluz (1929) | Luis Buñuel

Com roteiro co-escrito por Salvador Dalí, Luis Buñuel estreou como diretor neste curta-metragem, o marco inicial do surrealismo no cinema. Com clara influência da psicanálise, Buñuel e Dalí exploram o inconsciente humano, numa seqüência de cenas oníricas, incluindo o célebre momento em que um homem, interpretado pelo próprio diretor, corta, com uma navalha, o olho de uma mulher.

A Felicidade Não Se Compra (1946) | Frank Capra

George Bailey (James Stewart) é um homem que nunca quis seguir a benevolente carreira de banqueiro do seu pai. Ele queria sair, para conhecer o mundo e seus segredos. Porém, por causa da necessidade de todos a seu redor, ele nunca conseguiu realizar o seu sonho. Até que pensou em se matar, por causa de uma dívida, e recebeu uma mãozinha lá de cima…

Um Estranho no Ninho (1975) | Milos Forman

McMurphy (Jack Nicholson, maravilhoso) pensa poder fugir do trabalho na prisão fingindo ser louco. Ele é então enviado a um sanatório, onde deve lidar com uma realidade triste e dura, além de ter que encarar a enfermeira Mildred Ratched (Louise Fletcher), que dificulta as coisas para ele.

O Espelho (1975) | Andrei Tarkovsky

O mais autobiográfico trabalho do diretor Andrei Tarkovsky, onde o garoto Alexéi passa pelos mesmos problemas, alegrias e desgraças que o diretor passou, só que na tela. É um estudo da vida espiritual do homem contemporâneo, suas buscas e resoluções.

O Iluminado (1980) | Stanley Kubrick

Jack Torrence consegue um emprego de vigia em um hotel no Colorado, durante a temporada de inverno, e leva a sua família para lhe fazer companhia. Devido à baixa temporada e ao isolamento, Jack começa a ter visões e coisas estranhas passam a acontecer naquele lugar assombrado.

Pi (1998) | Darren Aronofsky

Max é um homem brilhante e atormentado, que está prestes a fazer a mais importante descoberta de sua vida: decodificar o padrão numérico por trás do mercado de ações. À medida que vai se aproximando da solução, o caos vai engolindo o mundo à sua volta. Ele é perseguido por uma agressiva firma de Wall Street determinada à dominação financeira, bem como por uma seita que tem a intenção de desvendar os segredos por trás de seus antigos textos sagrados.

Cisne Negro (2010) | Darren Aronofsky

Nina é uma bailarina veterana que se vê presa em um confronto competitivo com uma dançarina rival chamada Lilly. O fato é que, em determinado momento de tensão, Nina não sabe mais se sua rival é ou não uma ilusão em sua cabeça.

Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011) | Lynne Ramsay

Eva é uma mulher que deixou seu trabalho e ambições de lado para poder dar à luz Kevin. Quando seu filho completa 16 anos, comete um crime de graves consequências, dividindo Eva entre a culpa e o amor materno.

O Homem Duplicado (2013) | Denis Villeneuve

Adam é um professor que leva uma vida monótona até que descobre a existência de Anthony, um ator de pouco destaque que é fisicamente igual a ele. A partir de então passa a buscar obsessivamente seu sósia.

A Chegada (2016) | Denis Villeneuve

A Dra. Louise Banks é uma linguista que é recrutada por militares para desvendar as verdadeiras intenções de um grupo de invasores alienígenas. Conforme aprende a se comunicar com os aliens, ela começa a experienciar flashbacks que se tornam a chave para desvendar o propósito da visita.

Fonte: Canto dos Clássicos